Quem é o Alfa e o Ômega? Jesus ou Jeová?

Quem é o “Alfa e o Ômega”? Jesus ou Jeová?

Apocalipse 1.7,8 – Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspas­saram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele. Sim, amém. “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz Jeová Deus, “aquele que é, e que era, e que vem, o Todo‑poderoso” (Tradução do Novo Mundo).

Se Jesus Cristo é apresentado como “o Alfa e o Ômega” e “o pri­meiro e o último”, enquanto a Tradução do Novo Mundo também diz que Deus Jeová é “o alfa e o ômega” e “o primeiro e o último”, as testemunhas de Jeová devem admitir também que Jesus Cristo é o Todo‑Poderoso Deus ‑ ou então ignorar as Escrituras.

Você pode discutir esses versículos com uma testemunha da seguinte maneira: usando sua própria Tradução do Novo Mundo:

O texto de Apocalipse 1:7,8 citado acima diz que alguém “está vindo”. Quem? O versículo 7 diz que alguém que foi “traspassa­do”. Quem foi traspassado quando foi pregado para morrer? Jesus! Mas o versículo 8 diz que o Deus Jeová é quem “está vindo”. É possível que existam dois que estão vindo? Não! O versículo 8 refere‑se a “aquele que está vindo”. Apocalipse 1:8 diz claramente que o Deus Jeová é o Alfa e o Ômega. Agora note o que ele diz em Apocalipse 22:12,13: “Eis que venho depressa… Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último…” Então, o Deus Jeová está vindo depressa. Mas note a resposta dada a ele quando diz isto novamen­te: “Sim, venho depressa”. “Amém! Vem, Senhor Jesus” (22:20 Tradução do Novo Mundo).

Neste ponto você pode mencionar que Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, enquanto ômega é a última. Por esta razão, “o Alfa e o Ômega” significam o mesmo que “o primeiro e o último”.

Então, novamente referindo‑se à Tradução do Novo Mundo, con­tinue desta forma:

Quem está falando em Apocalipse 2:8? “Estas coisas diz aquele, o primeiro e o último que estava morto e passou a viver [nova­mente]…” Obviamente, é Jesus. Quem Jesus declarou ser quando chamou a si mesmo “o primeiro e o último?” Foi desta maneira que o Deus Todo‑Poderoso se identificou no Antigo Testamento. Jesus sabia que o apóstolo João, autor de Apocalipse, e mais tarde todos os leitores da Bíblia se lembrariam destes versículos: “…eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus…” (Is.48:12,13). E “…eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador” (Is.43:10,11)

Note também que a expressão o primeiro e o último é usada em referência a Deus Jeová em Apocalipse 22:13: “Eu sou o Alfa e o Ômega,o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.” Ainda João também recorda: “… e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vive; fui morto, mas eis que estou vivo pelos séculos…” (Apoc. 1:17,18).

Lembre à testemunha de Jeová que ela leu em sua própria Bíblia que o Deus Jeová é aquele que está vindo, aquele que está vindo depressa, o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, e o único salvador. Ela também leu que nosso Salvador Jesus Cristo é aquele que está vindo, aquele que está vindo depressa, o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, e o único Salvador.

Se a testemunha tiver dificuldade em chegar à conclusão certa, a saber, que Jesus Cristo é o Deus Todo‑Poderoso, peça que leia Colossenses 2:9: “Porque é nele que mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina”, ou, de acordo com a Imprensa Bíblica Brasileira, “porque nele habita corporalmente toda a ple­nitude da divindade”.

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.

Comentar
Categories: As Testemunhas de Jeová